Notícias

A Comissão Coordenadora Regional decidiu convocar a Convenção Regional do Bloco de Esquerda – Madeira para o dia 21 de janeiro de 2024 no Funchal.

Ler mais...

Normalizar o apalpão, o assédio sexual, a palavra alta, a foto íntima partilhada ou o ciúme, é compactuar com uma sociedade em que as mulheres não são donas do seu próprio corpo e das suas próprias vidas, como se fossem sempre propriedade de alguém.

Sabendo das dificuldades que as famílias passam diariamente, com o aumento do custo de vida, do salário que não chega, colocando em causa o próprio "pão", mas também as suas casas, em que ordem de razão pode estar a saúde mental???

O que se passa na habitação na Madeira é dramático para o presente e o futuro dos madeirenses e é fruto da irresponsabilidade de um partido que sempre governou o arquipélago, portanto não pode dizer que a culpa é dos outros, e que há mais de 2 décadas não tem qualquer iniciativa nesta área. Foi este Governo que CDS e PAN resolveram perpetuar por mais quatro anos.

Mariana Mortágua visitou este sábado a Praia Formosa, local onde o grupo Pestana e o Grupo AFA pretendem construir dois complexos imobiliários com 600 apartamentos de luxo. Bloco vai tomar iniciativa no Parlamento Regional para tentar travar este atentado.

Os negócios de ativos cripto estão a ser investigados internacionalmente por fraude e auxílio ao crime económico e têm deixado um rasto de lesados em todo o mundo. Não por acaso, o Banco de Portugal não autorizou a instalação de qualquer plataforma cripto no país.

O deputado do Bloco na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira apresentou uma proposta que vai no sentido de proibir a manutenção e utilização de espécies de fauna em circos em todo o território da Região Autónoma da Madeira.

Entendemos também que não faz qualquer sentido que seja a Região a assumir os custos desta operação e, nesse sentido, e em articulação com a bancada do Bloco de Esquerda na Assembleia da República e com o compromisso já assumido pela Mariana Mortágua, iremos propor, para o próximo Orçamento de Estado, a inclusão de um helicóptero de combate a incêndios na Região Autónoma da Madeira, totalmente financiado pela República.

O Bloco entregou um projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a imediata suspensão da construção do teleférico do Curral das Freiras.

Apesar de o eleitorado não ter dado a maioria absoluta ao PSD/CDS, a proposta de distribuição de deputados pelas comissões garante-lhes essa maioria. Deputado do Bloco votou contra.

O Bloco diz que “a Madeira não precisa de Bitcoin” e que “os negócios de ativos cripto estão a ser investigados internacionalmente por fraude e auxílio ao crime económico e têm deixado um rasto de lesados em todo o mundo”.

Habitação, ambiente, serviços públicos, transparência e igualdade de género são as cinco áreas destacadas pelo Bloco na abertura da nova legislatura da Região. O partido promete ser “oposição combativa e coerente ao governo da maioria PSD/CDS/PAN.

A associação ambientalista Cosmos diz não entender "como é que um partido ligado à proteção da natureza pode apoiar um Governo que tem praticado na Região Autónoma da Madeira os mais vis e condenáveis atentados ambientais".

Sem maioria absoluta, Miguel Albuquerque disse que se demitia. Mas recuou na noite eleitoral e prepara um acordo com o PAN que permitirá ao PSD/Madeira ultrapassar a fasquia do meio século a governar a Região.

Nas eleições regionais deste domingo, a coligação entre PSD e CDS ficou aquém do patamar da maioria absoluta, o PS caiu fortemente e o Bloco de Esquerda voltou à Assembleia Regional madeirense. “Duas boas notícias”, diz Mariana Mortágua. Roberto Almada garante que será “oposição inflexível”.

No comício de encerramento da campanha para as eleições regionais do próximo domingo, Roberto Almada apelou ao voto no Bloco como a alternativa para haver uma oposição forte que defende quem trabalha e quem quer ter uma casa para viver na Madeira.

Na véspera do encerramento da campanha eleitoral, Roberto Almada diz que o Bloco é a força socialista que fará a "oposição contundente" a Miguel Albuquerque.

O Bloco de Esquerda insiste na necessidade de acabar com os vistos gold, que alimentam a especulação imobiliária e a corrupção. Propõe ainda criar tetos máximos nas rendas, limites ao alojamento local e moratória à construção novos hotéis e empreendimentos de luxo. 

A campanha eleitoral do presidente do Governo Regional tem-se dividido entre inaugurações e comícios. Bloco defendeu esta segunda-feira o fim do Representante da República e o aprofundamento da autonomia.

O Bloco de Esquerda propõe que o Representante da República seja substituído por um Provedor da Autonomia, eleito por maioria de ⅔ da ALRAM. Com esta proposta acaba a autonomia tutelada e avança-se na autonomia e responsabilização dos órgãos democraticamente eleitos da Região.

Páginas