Bloco apresenta lista candidata às eleições regionais de 24 de setembro

Após a apresentação de Roberto Almada e Dina Letra, o Bloco Madeira anuncia os dez primeiros candidatos e candidatas da lista que foi formalmente entregue esta sexta-feira, e compromete-se a ser uma esquerda forte, convicta e de confiança no Parlamento regional.

“Uma esquerda que defenda todas e todos os madeirenses por inteiro e lhes dê esperança de um futuro melhor e de uma vida boa. Uma esquerda que combata as desigualdades e que seja um forte opositor ao regime autocrático imposto pelo PSD-M, que criou uma rede clientelar e de privilégios”. Assim se apresenta a lista candidata do Bloco de Esquerda às eleições regionais de 24 de setembro.

Esta é uma lista que, conforme explicou Roberto Almada, abre as portas à sociedade civil e acolhe a juventude: "Sem descurar a base histórica do partido, que merece o nosso maior respeito pela luta dura que travaram em momentos muito diferentes daqueles que vivemos hoje, procurámos um equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro, entre a  experiência e a descoberta política”, detalhou o cabeça-de-lista do Bloco.

Roberto Almada sublinhou que a lista é composta por “pessoas empenhadas e competentes nas suas áreas, e todas e todos juntos na convicção de que é possível fazer diferente, de que é possível uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária, onde ninguém é deixado para trás”.

Aquando da formalização da candidatura no Tribunal do Funchal, o candidato referiu que “todos os dias ouvimos na rua as pessoas dizerem que o Bloco faz falta no Parlamento” e que “é preciso transformar esse slogan em votos”.

O objetivo do Bloco Madeira “é sempre fazer com que as pessoas nos deem mais confiança para podermos apresentar as nossas propostas, para defendermos os interesses das pessoas”, apontou.

Conhece aqui os dez primeiros candidatos e candidatas da lista do Bloco:

1º lugar: Roberto Almada, 52 anos, é Técnico Superior da Administração Pública, licenciado em Ciências de Educação pela Universidade da Madeira com pós-graduação em Mediação Familiar e de Conflitos. Mestrando do Curso Educação e Desenvolvimento Comunitário. Foi Coordenador Regional do BE Madeira entre 2008 e 2018 e foi Deputado à Assembleia Legislativa em vários mandatos.

2º lugar: Dina Letra, 48 anos, Secretária de Direção, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade da Madeira. Foi Vereadora na Câmara Municipal do Funchal e é Coordenadora Regional do BE Madeira desde Junho de 2021.

3º lugar: Egídio Fernandes, 35 anos, é Sócio-gerente, frequentou a Licenciatura de Comunicação, Cultura e Organizações na Universidade da Madeira, foi dirigente nacional do Bloco de Esquerda entre 2019/2023 bem como Dirigente Regional ao longo de diversos mandatos, atualmente é deputado municipal no Funchal e líder do Grupo Municipal.

4º lugar: Ricardo Brito, 43 anos, reside na Calheta desde 2013. Estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Fez formação teatral no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Profissional de teatro desde 2001, integrou projetos de diversas companhias nacionais, desenvolvendo trabalho como ator, dramaturgo e encenador. Dirige, atualmente, oficinas de teatro na Calheta e no Funchal, trabalhando, ainda, como actor e encenador com estruturas regionais como Teatro Municipal Baltazar Dias, Associação Orquestra Clássica da Madeira, ATEF, Contigo Teatro, Grupo de Teatro de Machico, Teatro do Avesso e Oficina de Ideias das Terras do Oeste. Tem-se debruçado artisticamente sobre questões relacionadas com a emigração e com a tolerância perante a diferença.

5º lugar: Carina Quintal  43 anos, trabalhou na área da cultura e animação turística durante 20 anos, presentemente exerce  funções como colaboradora de vendas. Membro da comissão coordenadora regional do Bloco de Esquerda.

6º lugar: Higino Vasconcelos, 41 anos, é Segurança e tem formação em Coaching Motivacional de desenvolvimento pessoal. Apadrinha Causas a nível Social / Animal, actualmente autarca pelo Bloco de Esquerda na Junta de Freguesia de São Martinho 2021/2025.

7º lugar: António Figueira, 63 anos, empresário, tendo um percurso profissional ligado à área de manutenção. É autarca do Bloco de Esquerda na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e membro da comissão coordenadora regional do Bloco de Esquerda.

8º lugar: Margarida Monteiro, 51 anos, desempenhou funções laborais em diversas áreas, desde Hotelaria - Restauração à actividade Imobiliária e  Comercial, desempenhando, neste momento, a função de assistente operacional. Integra a comissão coordenadora regional do Bloco de Esquerda.

9º lugar: Cássia Gouveia, 39 anos, ativista e voluntária na associação UMAR desde 2016. Em 2017 foi técnica a part-time no projeto “Promover a Igualdade de Género na Comunidade e nas Escolas” e atualmente é Técnica a part-time no Projeto Art’themis+. Foi vogal na Junta de Freguesia de São Martinho entre 2017 a 2021, pelo Bloco de Esquerda.

10º lugar: Diogo Teixeira, 21 anos, recém licenciado em línguas e relações empresariais pela Universidade da Madeira. Membro do Núcleo de Jovens do Bloco de Esquerda.