No rescaldo das eleições

Em 2013 começou o desmoronamento do PSDM, porque perdeu 7 câmaras duma só vez.

E os responsáveis do PSD, em vez de reflectirem sobre essa nova realidade, encheram-se de raiva e começaram a destilar veneno. Foi uma raiva que durou quatro anos e piorou nesta pré-campanha e campanha para as Autárquicas 2017. Criaram cartazes só para dizer “A culpa é do Cafôfo”, alcunharam-no de “sorriso pepsodente”, mentiram, enfim, desceram ao nível da mais pura vilania. Porquê? Porque não aprenderam nada com as eleições de 2013. Nessa altura, eu escrevi a seguinte frase numa carta do leitor: E os que se julgavam donos da Madeira ficaram a saber que “os pés rapados” têm o poder nas suas mãos. Mas a raiva foi tanta que impediu o raciocínio daqueles que se julgavam “donos disto tudo”. Até vimos num cartaz do PSD “Pelo Meu Povo”, mas entretanto as eleições mostraram que essa senhora não é a dona do Povo do Concelho.

E chegaram ao fim vazios, espantados, esgotados. Andam murchos e a brigar uns com os outros. Até a figura sinistra veio a público lançar opiniões. Coitado! Já não risca nada.

Ora bem. Política não se faz com raiva, maldades, mentiras, mas sim com ideias, discernimento político, empenhamento e vontade de melhorar a nossa vida colectiva, para vivermos em harmonia e vida digna para toda a gente. São os ideais que devem comandar a nossa acção política e não a mesquinhez e a ganância. O Bloco de Esquerda elegeu poucas pessoas para as diversas autarquias, mas orgulha-se de ter contribuido para a derrota do PSD na CMF em 2013 e 2017. O BE prestou um grande serviço ao Funchal e à RAM e guarda este troféu no seu currículo.

Quanto à representatividade nas diversas autarquias, as mulheres também aumentaram a sua presença. Foram eleitas 20 vereadoras na RAM e 41 vereadores (em 2013 foram eleitas 13 vereadoras); 3 mulheres como presidentes de Assembleias Municipais sendo 8 os Presidentes ( em 2013 foram eleitas 2); e apenas 5 mulheres eleitas presidentes de Juntas de Freguesia, tantas como em 2013, sendo 40 os presidentes eleitos. E, pela primeira vez, foi eleita uma mulher à presidência de uma câmara na RAM, mais precisamente na Ponta do Sol. Daqui envio os meus parabéns à Célia Pessegueiro e desejos de um bpm desempenho no respectivo cargo. Estou a endereçar também um voto de congratulação à Sofia Canha, que foi eleita vereadora na Calheta e desejos de bom desempenho e muita coragem para enfrentar esses homens todos do PSD.

Tenho pena que a minha amiga e camarada Maria Ganança não tivesse sido eleita para nenhum cargo político no seu concelho. Ela merecia e merece, por isso fica na história como a grande lutadora, genuína e persistente, que nunca se deixou dobrar pelos diversos poderes. Um abraço, Maria. Eu também não fui eleita, mas vivi até 2017 e vi o PSD chafurdar na lama da sua vilania.

Publicado originalmente aqui.