"A Região precisa que a Universidade reabra a licenciatura em serviço social"

O Grupo Parlamentar do BE na Assembleia Legislativa da Madeira reuniu-se, nesta sexta-feira, com o Reitor e o Vice-Reitor da Universidade da Madeira, por solicitação daqueles responsáveis.

Nesta reunião foram abordadas questões relacionadas com a necessidade de reforçar o financiamento das Universidades das Regiões Autónomas (RA's) a título de compensação dos custos de insularidade. José do Carmo, Reitor da UMa, chamou à atenção para a necessidade de dar cumprimento ao artigo 72° do Orçamento do Estado onde está prevista "a compensação dos sobrecustos de insularidade para instituições públicas do ensino superior das RA's". Nesta reunião o Grupo Parlamentar aproveitou a oportunidade para sensibilizar o Reitor e Vice-Reitor da UMa para a necessidade de proceder à reabertura da licenciatura em Serviço Social. Roberto Almada transmitiu aos responsáveis universitários que, "com o envelhecimento da população e os problemas sociais que existem na Região será cada vez mais necessário formar profissionais de Serviço Social, formação que já existiu na UMa mas que, inexplicavelmente, deixou de existir" com o encerramento da licenciatura em Serviço Social. O final desta reunião ficou o compromisso do grupo parlamentar, em final de mandato, de transmitir as preocupações dos responsáveis universitários, quando ao reforço do financiamento das Universidades das Regiões Autónomas, ao futuro Grupo Parlamentar na Assembleia da República bem como ao futuro grupo parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira.