O PSD protege grandes devedores ao Fisco e à Segurança Social na Madeira

O Governo Regional deixe de desculpar-se com os problemas dos serviços de saúde no continente, olhe as boas práticas da República e replique-as na Madeira, publique as listas dos grandes devedores ao Fisco e à Segurança Social.

O Bloco de Esquerda deslocou-se ao centro de saúde do Bom Jesus, apelar ao Governo Regional que deixe de desculpar-se com os problemas dos serviços de saúde no continente e que olhe para as boas práticas do Governo da República e as replique na Madeira, em particular a nível da transparência e da publicação das listas dos grandes devedores ao Fisco e à Segurança Social.

O Governo Regional gosta de apontar os problemas nos serviços de saúde do continente, diz que lá ainda é pior que na Madeira, para desculpar-se dos problemas na Região. É uma desculpa conveniente do PSD, as pessoas estão cá não podem comprovar se é ou não verdade, mas com o mal dos outros podemos bem, queremos é ter bons cuidados de saúde aqui e infelizmente todos podemos verificar que os problemas são mais que muitos e tardam em serem resolvidos.

Noutros capítulos há boas práticas que o Governo Regional poderia replicar, bom seria que o Governo Regional olhasse aos bons exemplos e copiasse o que de bem se faz lá fora. No capítulo da transparência, o governo central torna públicas listas de grandes devedores às Finanças e à Segurança Social, para toda a gente saber quem são esses grandes devedores e a publicidade funciona como um incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais.

Na Madeira não é assim, o PSD entende que não convém ao Povo saber quem são os grandes devedores e protege-os com o segredo. É mais um aspeto em que se constata que o PSD usa a Autonomia para proteger os grandes empresários regionais, que fizeram fortunas à custa de negócios com o Governo Regional, não usa a Autonomia para melhorar a vida das pessoas e da transparência. A Autonomia não é colocada pelo PSD ao serviço do Povo, do bem estar de quem trabalha, está sim ao serviço dos ricos e dos poderosos, com esta ocultação dos devedores, pode estar em causa a perda de receitas fiscais importantes.

Em ano de eleições regionais, era importante que os partidos que se apresentam como alternativa de governo - o PS em especial - digam ao que vêm em concreto, se neste capitulo comprometem-se ou não com a publicação no futuro das listas dos grandes devedores, ou se preferem não aborrecer os novos senhorios da Madeira, se vão pactuar com a ocultação das listas de devedores ao Fisco e à Segurança Social.

Da nossa parte, o compromisso do Bloco de Esquerda é com a transparência e com a defesa do interesse público, do que é de todos.