O Bloco assume o caderno reivindicativo dos professores

O Bloco de Esquerda está com os professores e vai acolher no manifesto eleitoral para as regionais todos os pontos do caderno reivindicativo elaborado pelo Sindicato dos Professores da Madeira.

O Bloco de Esquerda reuniu esta manhã com com o Sindicato dos Professores da Madeira para ouvir as sugestões para o seu manifesto eleitoral para as próximas eleições regionais e vai acolher todos os pontos do caderno reivindicativo apresentado pela direção do sindicato.

A delegação bloquista foi composta por Paulino Ascenção e Rui Ferrão, da comissão política regional e a do SPM por Francisco Oliveira e Jackeline Vieira. Entre as reivindicações dos professores Rui Ferrão destacou a necessidade de regularização das carreiras e a conclusão dos processos de avaliação pendentes.

A média de idades dos professores no ativo é elevada e urge implementar medidas para permitir a entrada de novos professores nas escolas e combater o desgaste e envelhecimento dos docentes. Conforme propõe o sindicato e muito bem, medidas tais como redução da componente lectiva a todos os docentes, possibilidade de isenção dessa componente a partir dos 60 anos de idade, proteção dos docentes com doenças graves, prevenindo o regresso ao serviço antes de estarem recuperados. Importante será a criação de um regime de pre-reforma para a função pública regional.

Outra preocupação do Bloco partilhada com o SPM é o desinvestimento na escola pública, em particular no pré-escolar, onde a Madeira foi pioneira no país ao criar um rede pública e agora deixa-a degradar-se para favorecer o setor privado. A integração das pré-escolas com escolas do primeiro ciclo, foi um passo para desvalorizar a rede pública. O privado anuncia maior flexibilidade de horários e calendário para as famílias, o que é conseguido a custa de abusos e da exploração dos profissionais docentes e não docentes, do incumprimento de tabelas salariais e dos horários de trabalho. A defesa da escola pública e o fim de ajudas públicas a escola em zonas onde existe oferta pública é um dos compromissos fortes do BE, no plano regional e em todo o País.

O bloco ira bater-se pela adaptação à região da legislação nacional e europeia, que prevê a vinculação dos professores com 3 ou mais contratos consecutivos.