Maria Ganança é a candidata do BE à Câmara da Ponta do Sol
Maria Ganança tem 69 anos, muitos eles de militância política e sindical, e participou nas principais lutas pela conquista de direitos das trabalhadoras domiciliárias, sobretudo bordadeiras, profissão que diz "ter muito orgulho" de também ter exercido.
Maria Ganança é uma das poucas pessoas vivas que participou na denominada Revolta das Águas, ou Luta das Águas, na Lombada da Ponta do Sol. Uma revolucionária, como gosta de se descrever, não hesitou em desafiar a ditadura e a PIDE quando, com apenas 16 anos, fez parte daquelas pessoas que lutaram para que a água de rega roubada aos agricultores da Lombada lhes fosse devolvida. Esteve também na Luta pelo pagamento justo da cana-de-açucar e fez parte do grupo de pessoas que "tomou conta do engenho do Hinton" tendo conseguido que a cana fosse paga a "5 tostões ao quilo".
Fez parte da Direcção do Sindicato dos Bordados, do Conselho Regional da União dos Sindicatos da Madeira e do seu departamento feminino. Fez parte de diversas parcerias internacionais tendo dado formação a bordadeiras na Madeira e em Cabo Verde. Esteve, em representação da sua estrutura sindical, na India na Turquia e noutros países aos quais ajudou a levar o nome do Bordado Madeira.
Maria Ganança é uma Mulher de muitas Lutas e que não vira a cara aos desafios. Candidata-se a um lugar na vereação da Câmara Municipal da Ponta do Sol por entender que o Povo deste Concelho não está representado dignamente nos órgãos de poder autárquico.