Madeirenses são portugueses de segunda para o Governo Regional

O passe de 40 euros deve permitir viajar em toda a ilha, o passe família, 80 euros para todo o agregado familiar, deve chegar à Madeira. Os madeirenses têm os mesmos direitos que os portugueses do continente e não devem pagar mais pelos transportes públicos.

As novas tarifas dos passes sociais entraram em vigor no corrente mês de abril, mas a Madeira continua com os transporte públicos mais caros do país. Enquanto que nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (e nas demais comunidades intermunicipais) a tarifa de 40 Euros permite viajar em todo o território e em todos os operadores de transportes públicos, na Madeira o modelo adotado é coxo, com 40 Euros só permite viajar numa única companhia.

No caso de Lisboa, o passe de 40 euros permite viajar nos 18 municípios da Área Metropolitana e em todas as 14 empresas que neles operam, contempla o comboio, o autocarro, o barco e o metro.

Na Madeira, o passe combinado (para duas companhias) custa 62 euros, fica mais caro o passe para trajetos de 12 km – como do Caniço ao hospital, ou de Câmara de Lobos à universidade – que para viagens de 30 ou 40 km, como de Santana ou da Calheta ao centro do Funchal, que custa 40€.

Isto absurdo, não faz sentido. O custo duma deslocação depende sobretudo da distância percorrida e não do número de autocarros que é necessário tomar. Dentro do Funchal, os passageiros podem mudar de autocarro sem pagarem mais por isso. A viagem não fica mais cara por apanharmos autocarros de duas companhias diferentes. O valor de 40 euros deve ser o limite máximo para qualquer passe individual e deve permitir viajar em toda a ilha.

O “passe família” custa 80 Euros é um passe para todos os elementos do mesmo agregado familiar. Está previsto para junho no continente, na Madeira não está contemplado, os madeirenses não merecem segundo o Governo Regional. O passe família deve ser aplicado na Madeira.

Os madeirenses são tratados como portugueses de segunda pelo próprio Governo Regional da Madeira. A Autonomia na mão do PSD serve para defender uns quantos privilegiados e para deixar a maioria dos madeirenses pior servidos que os portugueses do continente.

O Bloco de Esquerda entende que os madeirenses têm os mesmos direitos que os portugueses do continente e não devem pagar mais pelos transportes públicos.