Bloco defende uma maior qualidade e eficácia no serviço de transporte de doentes
Na apresentação do projeto de resolução, realizada hoje, na sede Regional do Bloco de Esquerda Madeira, o Deputado Rodrigo Trancoso, explicou a necessidade e a pertinência deste projeto na defesa dos doentes do Serviço Regional de Saúde.
O parlamentar chamou à atenção para o facto de na Madeira existirem "inúmeros constrangimentos ligados a avarias em algumas das viaturas que prestam o serviço de transporte de doentes". Estas avarias, de acordo com o BE, têm conduzido ao cancelamento do transporte nos casos de alta clínica, conforme declarações já públicas de responsáveis do SESARAM.
Na sua intervenção, Rodrigo Trancoso defendeu que “o transporte de doentes não pode ter constrangimento de qualquer espécie”, repudiando a solução encontrada pelo SESARAM. Esta “leva a que existam doentes que aguardam mais de seis horas pelo transporte”, apontou o deputado, que classificou este tratamento como “desumano” e “cruel”.
Para Trancoso, sendo “previsível” que existam paragens das viaturas para manutenção/reparação, “não se compreende que à priori não sejam tomadas medidas” que evitem os constrangimentos gerados pelas mesmas. Este projeto de resolução, nas palavras do deputado, “é premente e urgente” no sentido de sensibilizar e alertar o Governo para a tomada de medidas preventivas, por forma a que deixem de acontecer este tipo de situações claramente “nefastas para o bem-estar dos cidadãos e dos doentes”.
Ficheiro áudio com a intervenção do deputado Rodrigo Trancoso