Bloco contra o novo regime jurídico que regula o ensino superior

A aprovação da proposta de Lei do governo de Sócrates sobre o regime jurídico que regula o ensino superior deixa o Bloco de Esquerda preocupado.

Ao enumerar várias situações de carácter nacional que discordam os deputados do BE na República, os dirigentes do Bloco na Madeira mostram-se preocupados com o silêncio do Governo Regional nesta matéria.

Roberto Almada disse, ontem, que, "se calhar, este silêncio não é assim tão estranho e é, pelo contrário, um silêncio cúmplice". Almada adianta explicação para a atitude do Governo Regional.

Diz que assim, com o diploma nacional, o Executivo madeirense "consegue na secretaria aquilo que não conseguiu no 'terreno de jogo': pôr as mãos na Universidade da Madeira, se esta optar por se transformar numa Fundação Pública de Direito Privado".

Esta eventual solução leva o Bloco a suspeitar dos apetites que a UMa poderá motivar entre "grupos ligados ao poder regional". Além disso, Roberto Almada alerta para o facto de a entrada de privados na gestão da Universidade poder representar aumentos das propinas e, por consequência, afastamento dos alunos.