BE surpreendido com distanciamento do JPP

Lamenta ter sabido pelo DIÁRIO “o redondo não” à proposta de coligação

O Bloco de Esquerda (BE) foi apanhado de surpresa com a notícia do DIÁRIO dando conta da estratégia de distanciamento de coligações manifestada pelo Juntos pelo Povo (JPP). Uma decisão que provocou espanto em Roberto Almada, porque segundo o líder regional dos bloquistas, Filipe Sousa, líder do JPP, ficou de dar-lhe resposta sobre a proposta de coligação que fez para as próximas eleições Autárquicas em Santa Cruz, depois do Congresso dos ‘verdes’, previsto para este mês de novembro.

“Em vez de responder diretamente, respondeu através do DIÁRIO de Notícias” lamentou esta segunda-feira Roberto Almada, que em jeito de desabafo assumiu a inesperada posição do JPP como “um redondo não” ao desejo de coligação.

“A notícia é muito clara quando diz que não quer coligações”, concluiu, para desde já assumir que “o mais certo e provável é o BE ir sozinho em Santa Cruz”.

Depois de ter apoiado em 2013 o então Movimento JPP e ter mantido o apoio ao executivo liderado por Filipe Sousa, Roberto Almada revela agora que em outubro reuniu com o presidente do JPP e também presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, onde “em nome do BE fiz uma proposta de haver coligação nas próximas eleições Autárquicas, eventualmente com outros partidos, desde que não fosse com o PSD e CDS”. Sustenta que Filipe Sousa alegou o Congresso de Novembro, remetendo a resposta para depois da realização do mesmo.

“Somos hoje [2ª feira] surpreendidos com a notícia no DIÁRIO em que o secretário-geral do JPP vem dizer não aquilo que o presidente do JPP nos disse, mas já vem dizer não a coligações”, aponta Almada, que de imediato anuncia que o BE vai desde já mobilizar-se “na preparação e intervenção para se candidatar com listas próprias ao Concelho de Santa Cruz”.

Assume que “era importante haver um programa político e uma conjugação de esforços para que o PSD não voltasse a reconquistar a Câmara de Santa Cruz, mas parece que o JPP não quer, pelo menos juntar forças com o BE e eventualmente com outras forças partidárias”, conclui.

Apesar da nega, faz saber que o seu partido não marcará falta de presença nesse combate. E desde já assegura que o BE irá candidatar listas próprias a todos os órgãos de poder autárquico no Concelho de Santa Cruz.

Notícia publicada em: http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/be-surpre...