"Apesar de insuficiente, o Salário Mínimo na Madeira não pode ser inferior ao dos Açores"

No debate ocorrido esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, onde o PSD anunciou a rejeição da proposta de acréscimo de 5% ao Salário Mínimo Nacional em vigor na Região Autónoma da Madeira, o Bloco considerou inaceitável que os trabalhadores madeirenses com o Salário Mínimo aufiram, em 2017, menos 14,85€ por mês que os seus congéneres da outra Região Autónoma.

Na intervenção feita no plenário desta manhã, o Deputado do BE, Roberto Almada, considerou que os trabalhadores que auferem o Salário Mínimo na Madeira devem ter como retribuição 584,85€, mais 5% que no continente português. O parlamentar bloquista entende que, ainda assim, "este acréscimo seria insuficiente pois, como consta da carta reivindicativa aprovada pela União dos Sindicatos da Madeira, o acréscimo de 7% seria o que melhor responderia às necessidades dos trabalhadores madeirenses". Apesar disso, defende o BE, o mínimo que se deve exigir é que a "Autonomia não seja mãe para uns e madrasta para outros" e, por isso mesmo, que "na Madeira, no mínimo, deve vigorar o mesmo Salário Mínimo que nos Açores".