Autonomia tornou Portugal "mais forte e mais coeso"

* Com vídeo

O deputado do Bloco de Esquerda à Assembleia da República, Fabian Figueiredo, afirmou esta sexta-feira que a Autonomia da Madeira e dos Açores representa uma das maiores conquistas da democracia portuguesa, sustentando que "a autonomia ensinou Portugal a confiar na sua gente" e contribuiu para um país "mais forte quando não se divide".

Na sessão solene comemorativa dos 50 anos da Autonomia da Madeira e dos Açores, realizada na Assembleia da República, em Lisboa, o parlamentar destacou que a descentralização do poder permitiu aproximar as decisões das populações insulares, reforçando a democracia e promovendo o desenvolvimento das duas regiões autónomas.

Durante a sua intervenção, Fabian Figueiredo sublinhou que a Autonomia deve continuar a ser encarada como um instrumento para aprofundar a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos, independentemente do território onde vivem. O deputado defendeu que persistem desafios que exigem respostas do Estado, nomeadamente no combate às desigualdades, na garantia do direito à habitação, na mobilidade entre as ilhas e o continente e na valorização dos serviços públicos.

O deputado bloquista salientou ainda que a coesão territorial constitui um fator essencial para o futuro do país, considerando que o reconhecimento das especificidades das regiões autónomas reforça, em vez de fragilizar, a unidade nacional.

A intervenção terminou com uma mensagem de valorização do percurso autonómico, defendendo que os cinquenta anos da Autonomia demonstram que Portugal se fortalece quando confia nas suas regiões, respeita a diversidade dos seus territórios e aposta na participação democrática das populações insulares.

Sempre livres, nunca sujeitos | Bloco de Esquerda