Tempestade Óscar deixa 54 pessoas desalojadas

O mau tempo que se fez sentir desde segunda-feira na Madeira deixou muitos estragos e dezenas de pessoas ficaram sem casa. Mariana Mortágua expressou a solidariedade do Bloco aos atingidos e aos que trabalham nas operações de socorro.

Entre as 15h de segunda-feira e as 12h desta quarta-feira foram registadas mais de 200 ocorrências pela Proteção Civil na Madeira. O mau tempo, com fortes chuvas e vento, deixou 54 pessoas desalojadas nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Calheta, divulgou o secretário do Governo Regional com a tutela da Proteção Civil, citado pelo Diário de Notícias da Madeira.

Nas redes sociais, a coordenadora bloquista Mariana Mortágua prestou a sua solidariedade e a do Bloco "às pessoas afetadas e aos operacionais que tudo têm feito para as apoiar".

A tempestade Óscar levou ao encerramento do aeroporto e na terça-feira foram cancelados 72 voos. Ao todo, nos últimos dois dias cerca de vinte mil pessoas foram impedidas de chegar ou sair da Madeira por via aérea.

A tempestade fez cair o recorde nacional de precipitação acumulada diária. A estação meteorológica do Chão do Areeiro, a 1.500 metros de altitude, mediu 604,3 litros por metro quadrado em 24 horas, entre as 15h de segunda-feira e as 15h de terça-feira. Valores extremos fora registados também nas estações do Pico Alto (446mm), Pico do Areeiro (366,5mm), Monte (343,2mm) e Bico da Cana (349,3mm).

O mau tempo aproxima-se agora do continente, com previsões de chuva, trovoada e vento forte, com possibilidade de ocorrência de cheias e inundações. Condições que irão ocorrer esta quarta-feira com maior intensidade nas regiões do Norte, generalizando-se a todo o território na quinta-feira. Vila Real e Bragança, bem como a costa sul da Madeira, encontram-se com aviso meteorológico amarelo esta quarta-feira. Para quinta-feira, o aviso deixa de ser válido para a ilha e alarga-se a todos os distritos a norte de Santarém no continente.

"É uma situação não tão severa como a que aconteceu na Madeira, mas continuamos com alguma instabilidade e dai a continuação da emissão de aviso para estas regiões de precipitação por vezes forte e trovoada para hoje e manhã", afirmou a meteorologista do IPMA Cristina Simões.