A Saúde para todos não pode continuar em Lista de Espera!

O Bloco de Esquerda - Madeira assinalou o dia Mundial da Saúde junto ao Centro de Saúde do Bom Jesus, onde deu ‘cartão vermelho’ ao actual secretário e às suas políticas regionais.

O porta voz desta iniciativa foi Paulino Ascenção que começou por realçar que "é preciso substituir os equipamentos e dotar o serviço de mais profissionais, pois embora o Novo Hospital seja preciso levará alguns anos até à sua conclusão, sendo prioritário acudir a situações urgentes actuais."

“O BE entende que as políticas da saúde na Madeira merecem um cartão vermelho e é isso que viemos cá fazer, mostrar um cartão vermelho a estas políticas que são da responsabilidade do Governo Regional. A saúde está regionalizada. Para o povo dá estádios, para os ricos dá hospitais privados, ou permite que se construam hospitais privados. Estas prioridades estão invertidas” e continuou, "há falta de equipamentos, há falta de enfermeiros, de pessoal auxiliar, que se mantêm num regime de precariedade há vários anos. Há funcionários auxiliares que já estão no 10.º contrato por seis meses a ser renovado. Isto é inaceitável. Existe cada vez mais exames, cada vez mais operações são remetidas para o privado e isso é o empobrecimento do serviço regional, que é de todos. Limita o acesso à saúde e favorece os que podem pagar. Não concordamos, obviamente”.

“O Mais urgente é recuperar os equipamentos que estão degradados, não só os edifícios, mas também os equipamentos de diagnóstico, máquinas, aparelhos diversos, e reforçar o quadro de pessoa, enfermeiros, pessoal auxiliar. Essas são as grandes prioridades. O novo hospital também é necessário, mas o hospital leva vários anos a ficar pronto e não é isso que vai resolver estas urgências imediatas. É pessoal, equipamentos para que isto funcione, diminuir as listas de espera, é isto que tem de ser atacado , finalizou o lider bloquista.