Líder parlamentar e mandatário regional reforçam campanha do Bloco em iniciativa sobre combate às alterações climática

No próximo sábado, dia 22 de julho, Pedro Filipe Soares, Deputado do Bloco de Esquerda e Vice-Presidente da Comissão de Ambiente e Energia na Assembleia da República, estará na Madeira para participar num debate in loco sobre os problemas e desafios que afetam o litoral.

No próximo sábado, dia 22 de julho, Pedro Filipe Soares, Deputado do Bloco de Esquerda e Vice-Presidente da Comissão de Ambiente e Energia na Assembleia da República, estará na Madeira para participar num debate in loco sobre os problemas e desafios que afetam o litoral. A iniciativa será também acompanhada por Roberto Almada e Dina Letra, candidatos à Assembleia Legislativa da Madeira, e por Hélder Spínola, mandatário da candidatura.

O Bloco de Esquerda e todos os que queiram juntar-se ao debate seguirão o seguinte roteiro:

10h00- Concentração na Barreirinha (junto à Igreja do Socorro);

10h30- Partida em direção à praia de São Tiago;

11h00- Passagem pela foz das ribeiras do Funchal;

11h30- Chegada à entrada da Pontinha. Ao longo do percurso serão abordadas várias questões sobre as opções que têm sido seguidas em relação à gestão e ocupação do litoral, considerando em particular aqueles que são os grandes desafios colocados pelas alterações climáticas e a subida do nível do mar, e a importância da renaturalização. Depois de décadas sem Programas de Ordenamento da Orla Costeira em que o litoral da cidade do Funchal foi sendo ocupado, artificializado e vedado à fruição da população, e numa altura em que o Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal preparam novas investidas contra o pouco que sobra (projetos na Praia Formosa e na praia do Toco, e ampliação da Pontinha), torna-se importante reafirmar a necessidade de proteger o litoral.

O Bloco não desiste do futuro da Madeira e das gerações mais novas. Assume a responsabilidade de propor um modelo de desenvolvimento sustentável e de ordenamento do território, alternativo ao do PSD, e que rompe com as opções irresponsáveis de Miguel Albuquerque.

No final do dia, o líder parlamentar gravará um episódio do Outcast, o podcast dos Jovens do Bloco de Esquerda Madeira