Francisco Louçã na apresentação do programa eleitoral do Bloco de Esquerda Madeira

Economista e fundador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, participa, este sábado, 2 de setembro, na sessão pública de apresentação do programa eleitoral da candidatura do partido às eleições regionais. Sessão contará ainda com as intervenções do mandatário Hélder Spínola e dos candidatos Roberto Almada e Dina Letra.

 

Quase 5 décadas de governos do PSD condenaram a Madeira a uma economia da desigualdade e da irresponsabilidade. O turismo e a construção marcam a Região com um modelo de desenvolvimento assente em precariedade, baixos salários e ausência de preocupações ambientais. As consequências estão à vista: a Madeira é a Região do país com maior índice de pobreza e a sua riqueza natural está em risco.

No dia 24 de setembro, as eleições à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira são um momento de avaliação e de escolha. O Bloco de Esquerda bate-se por um novo modelo de desenvolvimento e apresenta este sábado o seu programa eleitoral, que se organiza em três eixos fundamentais:

Justiça na economia, com medidas imediatas de proteção das famílias contra a inflação, um pacote robusto de resposta à crise da habitação e propostas para melhores salários e pensões, regulação de horários de trabalho, redução da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho e combate à corrupção.

Melhores serviços públicos, com investimento e novas formas de organização na saúde, cuidados e educação, garantindo direitos em todas as fases da vida, e com propostas inovadoras também nas áreas da cultura, segurança e mobilidade. 

Construção de uma autonomia com futuro, com mais capacidade de decisão mas também com mais escrutínio, com uma economia diversificada e preparada para os desafios colocados pela crise climática e ambiental, que respeite todos os seres vivos com quem partilhamos esta casa comum, que promova a igualdade e que una gerações numa participação cívica reforçada e exigente.

A sessão conta com a presença e apoio do economista e fundador do Bloco, Francisco Louçã, e ainda com as intervenções do ambientalista e mandatário da candidatura, Hélder Spínola, do cabeça de lista às eleições regionais, Roberto Almada, e da coordenadora regional e segunda candidata, Dina Letra.

O evento acontece amanhã, sábado, 2 de setembro, pelas 16h00, no hotel Porto Santa Maria, na zona velha, Funchal.