Discurso de Miguel Albuquerque e do Governo Regional "está completamente desfasado da realidade"

Na iniciativa política, desta manhã, que decorreu junto ao Bairro do Hospital, Dina Letra, porta-voz do Bloco Esquerda da Madeira, deixou críticas ao discurso político do Governo, liderado por Miguel Albuquerque, argumentando que está "completamente desfasado da realidade" dos madeirenses e portassantenses.

A Madeira apresenta os piores indicadores sociais que colocam o arquipélago na cauda do país e na cauda das regiões Ultraperiféricas. E o que as estatísticas revelam é que, apesar do crescimento económico que todos os dias é anunciado na comunicação social e pelo Governo Regional, vivemos numa profunda crise social onde sobressai o aumento de risco de pobreza que atinge 25% da população e onde se aprofundam as desigualdades. A maior parte destas pessoas trabalha, mas não consegue com o seu salário pôr comer na mesa, o mês inteiro. 

​- Dina Letra, Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda - Madeira

Por seu turno, a representante do partido afirma que a classe média "está cada vez mais esgotada" com o aumento do custo de vida, das taxas de juro "que não param de subir", com impostos e salários "que nunca crescem".

E enquanto isso acontece, Miguel Albuquerque e o seu governo apresentam uma ilha das maravilhas, onde todos os dias os números do turismo crescem, e tudo é noticiado como sendo sucesso da governação do PSD. Este Governo PSD-CDS há muito que deixou de governar para todos os madeirenses, vive numa bolha de privilégios e está pouco preocupado em melhorar a vida concreta dos cidadãos. Mas promete muito. Aliás, em tempo de eleições já espalhou promessas por todo o lado.Dina Letra, porta-voz do Bloco Esquerda da Madeira

Na mesma ocasião, Dina Letra afirmou que "temos um modelo económico assente na precariedade e nos baixos rendimentos, na exploração de quem trabalha, que ganha salários mínimos e salários médios de miséria, que nem sequer tiveram aumentos equivalente à inflação".

Nesse sentido, o Bloco de Esquerda entende que "é necessário outro modelo de economia, outras políticas que coloquem as pessoas no centro da acção política e que lhes devolva o direito a uma vida boa, digna e mais justa".

É imperioso aumentar salários, aumentar pensões, acabar com os vistos gold, que fazem aumentar os preços da habitação para preços que não são compatíveis com os salários de quem cá vive e trabalha e contribui com o seu esforço para a riqueza da região. É necessário também baixar impostos quer sobre o rendimento do trabalho quer sobre os bens essenciais, doa alimentos à electricidade.

- Dina Letra, Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda - Madeira

A terminar, Dina Letra deixou a garantia que o Governo Regional da Madeira tem os meios que a Autonomia lhe confere e a capacidade financeira para melhorar o modelo de economia e as políticas na Região. "E só não faz porque não quer", sublinhou.