Deputada Joana Mortágua apoia campanha do Bloco com direitos LGBTI+ e das mulheres na agenda

A deputada da Assembleia da República Joana Mortágua desloca-se à Região Autónoma da Madeira este sábado, 8 de julho, para apoiar a campanha do Bloco de Esquerda à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

A parlamentar vai reunir com organizações que se destacam no trabalho desenvolvido junto da comunidade LGBTI+ e de mulheres vítimas de violência doméstica.

O reforço dos direitos da população LGBTI+ e a proteção das vítimas de violência doméstica estão no topo das preocupações da candidatura bloquista. Recorde-se que 2022 foi o ano em que as autoridades policiais registaram mais queixas por violência doméstica - mais de 30 mil em todo o país - e que em abril deste ano, a Segurança Social divulgou que acompanha mais de 300 casos de violência doméstica só na Região Autónoma da Madeira, o número mais elevado de sempre.

Na agenda da parlamentar constam ainda a gravação de um episódio do novo podcast dos Jovens do Bloco de Esquerda Madeira e contactos com a população do Funchal. Em todas as iniciativas, Joana Mortágua contará com a presença de Roberto Almada, primeiro candidato do Bloco às eleições de 24 de setembro, e de Dina Letra, Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda Madeira e segunda candidata à ALRAM.

A expetativa do Bloco é regressar ao parlamento regional com um grupo parlamentar, repetindo o feito de 2015. A presença dos principais dirigentes e rostos públicos do partido na pré-campanha bloquista demonstra que as direções regional e nacional estão articulados na concretização desse objetivo.

Durante o mês de julho, a campanha regional contará ainda com a presença do Presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, Pedro Filipe Soares.

A deputada Joana Mortágua prestará declarações à comunicação social após a reunião com a associação Opus Gay Madeira que decorre às 10h00, de sábado, 8 de julho, no Centro LGBTI da RAM, sita à Rua Latino Coelho, nº57, Funchal.