Campanha do Bloco de Esquerda em Porto Santo

O Bloco de Esquerda dedicou o início da campanha a Porto Santo. Nesta segunda-feira, dia 12, o cabeça de lista às eleições regionais, Roberto Almada, e a coordenadora regional e segunda candidata, Dina Letra, estiveram na ilha em contacto com a população.

A mobilidade é uma das questões que mais preocupa as e os portossantenses. A ligação aérea Madeira-Porto Santo depende de sucessivos contratos provisórios, criando uma enorme incerteza na vida dos habitantes e impedindo o planeamento atempado das deslocações. Também o estado atual da ligação por ferry, que não funciona durante o mês de janeiro, cria dificuldades acrescidas aos habitantes e à economia de Porto Santo.

O Bloco de Esquerda defende uma solução duradoura para a ligação aérea e o compromisso de que respostas contratualizadas devem ser atempadas e assegurar sempre a possibilidade de compra de voos com até 6 meses de antecedência. Situações como as que sucederam este ano, com impossibilidade de compra de voos a partir de meados de agosto e mesmo até ao prazo limite, colocam em causa direitos básicos dos portossanteses (como o acesso à saúde) e não se podem repetir. 

O Bloco Madeira defende também a regionalização da operação dos portos e da ligação ao Porto Santo, com a criação de uma empresa pública de navegação para as ligações marítimas entre a Madeira e o Porto Santo e também ao território continental, a preços acessíveis e durante todo o ano.

Na deslocação ao Porto Santo, os candidatos Roberto Almada e Dina Letra abordaram ainda a questão do parque de campismo. Reconhecendo a importância da criação de espaços verdes para fruição pública no Porto Santo, o Bloco opõe-se ao fim do Parque de Campismo do Porto Santo. Outros espaços poderiam ter sido usados para a criação do parque urbano. A existência de um parque de campismo no Porto Santo é fundamental para que também os madeirenses tenham acesso a fazer férias em Porto Santo. Para muitos jovens, e menos jovens, acampar é a forma de conhecerem a Região e de, mesmo com parcos recursos, poderem passar férias fora de casa. Ao contrário do que julga Miguel Albuquerque, Madeirenses e Portossantenses também têm direito a fazer turismo cá dentro. Não podem ser só os mais ricos a ter acesso à beleza natural da Região. O Bloco de Esquerda lutará pela criação de um parque de campismo no Porto Santo.