Bloco propõe Madeira primeira região do país com transportes gratuitos para todos os residentes
A mobilidade é uma questão fundamental na Madeira. Nesta campanha, o Bloco Madeira já apresentou propostas para garantir as ligações marítimas e o acesso ao transporte aéreo. E não esquece os transportes terrestres, usados diariamente nas deslocações da generalidade da população, e que são uma parte muito importante na vida da Região. Infelizmente, a oferta é escassa e de fraca qualidade. A empresa pública “Horários do Funchal” garante autocarros dentro do concelho do Funchal e até modernizou a sua frota. Mas o resto dos concelhos é servido por empresas concessionárias com autocarros velhos e sem as mínimas condições. Falta conforto, segurança e ligações e horários que sirvam verdadeiramente as necessidades de toda a população.
Não tem sentido que uma empresa pública regional sirva apenas um concelho. É preciso uma empresa regional que sirva a toda a população e que garanta transportes de qualidade, gratuitos e com frequências, linhas e horários adequados.
Em Portugal, em diversas zonas, a gratuitidade no acesso aos transportes coletivos tem sido estendida a grupos crescentes de cidadãos (crianças, estudantes, maiores de 65 anos). E na última década, por toda a Europa, surgem cidades e regiões com transportes coletivos gratuitos. É tempo de alargar a gratuitidade dos transportes aos habitantes da Madeira.
A Região tem todas as condições para se tornar um exemplo nacional. Com uma empresa pública regional, que pode ter acesso a fundos europeus e a comparticipação da República, a Madeira pode ter melhores transportes e criar um passe gratuito para residentes. Esta é a proposta do Bloco: A Região Autónoma da Madeira como a primeira região do país com transportes gratuitos para residentes. Mais dinheiro no bolso de quem trabalha, mais qualidade de vida, melhor ambiente.