O Bloco de Esquerda incomoda certa gente

É claro que a direita não gosta do BE porque atrapalha os seus projectos de ganhar mais e mais porque nunca estão fartos. A vocação do capital é acumular riqueza, cada vez mais concentrada nas mãos de poucos. E nós estamos na senda política para defender a democracia e os direitos de quem trabalha e produz riqueza.

O artigo de opinião “Web Some-te” foi publicado no DN da Madeira no dia 18 do corrente mês. O articulista insurge-se contra uma manifestação que houve em Lisboa, contestando a vinda de Marine Le Pen à edição da Web Summit como oradora e que já não virá, uma vez que a organização do evento a retirou do painel de oradores. Diz o dito articulista que a manifestação foi liderada pelo Bloco de Esquerda e ele está contra esta atitude, porque não é correcto “cortar a palavra a alguém que, bem ou mal, recolheu a confiança de mais de 30% do eleitorado de França”.

Ora bem, o senhor diz que não tem nenhuma simpatia pela Srª Le Pen, mas insurge-se contra o facto de ela não poder intervir. Diz que é pela liberdade de expressão, mas a verdade é que, se deixarmos essa direita ganhar força, lá se vão as liberdades democráticas que temos. E o senhor sabe disso. A nossa democracia é muito recente e muito frágil e a qualquer momento pode perigar.

Um pouco de História: Salazar subiu ao poder para salvar Portugal. Que aconteceu? Criou uma ditadura, levou o país à pobreza, ao fascismo, à repressão, com a PIDE, a censura, o campo de concentração no Tarrafal e por fim à Guerra Colonial, onde morreram muitos jovens portugueses, outros fugiram para a Europa como desertores e refractários e outros ainda, os pais levaram-nos ainda crianças, antes de completarem 14 anos, para o Brasil, Venezuela e outros lugares, pois após essa idade não poderiam sair de Portugal, uma vez que o país precisava de soldados para a guerra.

O Hitler subiu ao poder através do voto e depois promoveu a II guerra mundial, o maior desastre dos últimos séculos.

Isto é para termos em mente o perigo que essa direita representa para os povos do Mundo. Portanto, temos de defender a democracia para um dia não acordarmos sem ela.

Quanto ao Bloco de Esquerda, prestou mais um serviço ao país ajudando a barrar a entrada da Srª Le Pen em Portugal, porque ela representa para nós o regime que nos reprimiu durante 48 anos. O Senhor insurge-se contra o BE porque segue um caminho inverso aos oportunistas e rapinadores que só pensam nos seus interesses. A má governação deste país, favorecendo os grandes que destruiram postos de trabalho, poupanças, reformas e empurraram para o estrangeiro grande parte da nossa juventude bem formada que estão a produzir riqueza em países que não gastaram um cêntimo na sua formação. E Portugal ficou pobre, mas alguns enriqueceram com a pobreza da maioria,

O BE tem prestado grandes serviços ao povo português. Ainda no reinado de Passos Coelho tomou a dianteira e, com mais alguns deputados na A. República, foi conseguido reaver os subsídios de férias e de Natal para o funcionários públicos e reformados em 2013. Lembram-se? Em 2015, foi o BE quem mais trabalhou para que se formasse a chamada Geringonça, que tanto enervou a direita. É verdade que tem sido difícil recuperar das maldades que a direita fez, mas, de repente, acabaram os cortes nos salários e reformas. Este Partido tem sido incansável na reabilitação da escola pública, contra o trabalho precário, o que já foi conseguido em parte. E muito mais o BE tem feito a favor do povo trabalhador e podemos dizer que é um partido imprescindível na política portuguesa.

É claro que a direita não gosta do BE porque atrapalha os seus projectos de ganhar mais e mais porque nunca estão fartos. A vocação do capital é acumular riqueza, cada vez mais concentrada nas mãos de poucos. E nós estamos na senda política para defender a democracia e os direitos de quem trabalha e produz riqueza.

(carta do leitor publicada em dnoticias.pt em 21/08/2018)